Neste post irei contar de modo descontraído como foram minhas andanças por Nova York nos Estados Unidos com dicas do que conhecer em sua primeira viagem à cidade. Estive lá em 2015, quando fiquei por 1 semana. Devo dizer que ainda preciso voltar mais vezes para conhecer tudo o que a cidade tem a oferecer, porém, para quem está indo pela primeira vez, este post irá mostrar as principais atrações!!!
Minhas impressões sobre Nova York
Antes de conhecer Nova York Estados Unidos eu achava que a cidade iria ser mega movimentada, como São Paulo, onde eu então vivia. Entretanto, achei ela menos caótica, mais organizada, muito limpa e segura para se caminhar. E claro, achei ela muito mais bonita, e com um charme especial. Enfim, caso esteja indo pela primeira vez aos EUA, recomendaria conhecer Nova York sim, pois ali você tem um leque interminável de atrações, para todos os gostos.
Chegando pelo Aeroporto de Newark
Eu cheguei à Nova York Estados Unidos vindo de São Paulo em um voo direto da United Airlines. Pousei em Newark e precisava ir até o Brooklyn, onde ficaria hospedada. O aeroporto é bem sinalizado e não tive dificuldades em encontrar o trem que me levaria até Manhattan.
O trem leva até a estação New York Penn Station, em Manhattan, de onde você pode pegar um metrô, caso precise. Este trem parecia meio antigo, e à medida que foi parando nas estações foi enchendo, enchendo… a ponto de eu ficar preocupada se teria espaço para ficar com minha mala ao lado!!! Mas logo chegamos em Manhattan, onde iríamos descer e fazer uma baldeação para o Brooklyn.
Importante: as linhas de metrô sempre estão em manutenção, e por isso, é bom baixar o app NYC SUBWAY que mostra em tempo real as alterações de linha (ou checar pelo Google Maps) pois quando você menos espera, o metrô em que você está pode encerrar as atividades e você precisará descer e pegar outro.
Andando em meio aos arranha-céus de Manhattan
Acho que mesmo quem mora em São Paulo fica estupefato com a altura dos prédios em Nova York. A maioria deve ter pelo menos 30 andares (e muitos chamam a atenção pelo seu design inusitado), e olhar para o alto acaba te entregando como turista. Mas fazer o que, precisamos apreciar o que é belo, não é?! Achei bem tranquilo e seguro andar por Manhattan, mas só tome cuidado na hora de atravessar, procure usar sempre as faixas-de-pedestres e quando for esquina, preste atenção, pois os carros podem virar no sinal vermelho (apesar que a grande maioria irá parar)!!!
Não deixe de conhecer o Flatiron, prédio icônico que fica em uma esquina, entre a Fifth Avenue, a Broadway e a 23rd Street. Ele leva este nome por seu formato ser semelhante a um “ferro-de-passar roupas”.


Já no Financial District, o distrito financeiro, não deixe de conhecer o One World Trade Center, reconstruído ao lado do local da queda das Torres Gêmeas e que possibilita vistas panorâmicas incríveis do seu topo (recomendo subir no final da tarde).




E por fim, não deixe de conhecer os clássicos: Rockefeller Center, Chrysler Building, e o Empire State, todos próximos uns aos outros, já para os lados da Times Square.


Museus em Nova York Estados Unidos
Sempre que viajo não deixo de conhecer pelo menos um museu na cidade. Desta vez, não foi diferente!!! Nova York possui uma infinidade de museus, mas como não daria tempo de ver muitos, resolvi escolher o Metropolitan Museum of Art e o 9/11 Memorial.
Met – Metropolitan Museum of Art
A entrada custa 30 dólares e recomendo comprar com antecedência caso vá visitá-lo aos finais de semana (neste link do site oficial).


O museu como um todo é super-completo, e você pode gastar ali boas 2 horas (e se quiser conhecer tudo você levará um dia inteiro!). Logo de cara, você chega na ala egípcia, com um templo egípcio completo!!! Mas também há muita obra de arte, com pinturas de Picasso, Van Gogh e Monet. Mesmo para quem não gosta de museus, eu recomendo ir e conhecer o seu terraço, o Roof Garden, de onde se pode ter uma vista lindíssima do Central Park e dos arranha-céus de Manhattan.




9/11 Memorial


Outro museu que acabei conhecendo foi o 9/11 Memorial ou Memorial de 11 de Setembro, em homenagem às vítimas do atentado terrorista. O local fica em um subsolo, e se pode ver muito material que foi preservado, incluindo uma sala com fotos dos que morreram, outras com audiovisual com a história dos ataques, enfim, um material bem sensível!!! Também há muitos objetos que foram preservados, como um dos caminhões de bombeiro que participaram da ação e que ficou parcialmente destruído pelo forte calor, além de vigas retorcidas, e a última coluna de concreto que restou do World Trade Center. O museu como um todo tem um clima bem pesado, e achei que valeu a pena visitá-lo, pois há muita informação e história.


Na área externa, no local onde ficavam as Torres Gêmeas, hoje estão duas fontes localizadas abaixo do nível do solo, e que são cercadas por placas de bronze com os nomes de cada um dos mortos no atentado.


St Patricks Cathedral


Localizada na 5ª avenida, bem perto do Rockefeller Center, esta igreja é a mais visitada de NY. Em estilo neo-gótico, foi construída em 1878 no lugar de uma igreja antiga, que foi destruída durante a Guerra Civil Americana. Ela é toda feita em mármore branco, e possui em seu interior diversos vitrais. Possui diversas capelas e uma cripta. Ao fundo do altar há uma escultura do Papa João Paulo II em homenagem à visita que ele fez à cidade em 1979. A entrada é gratuita e vale muito a pena conhecer!!!
Feiras Livres e Mercados em Manhattan
Eu adoro ir nas feiras de outros países para poder provar suas comidinhas típicas, e em Nova York pude conhecer algumas ao acaso!!!
Uma delas foi a Union Square Market (acontece todas as 2ªf, 4ªf, 6ªf, e sábados). Ali você encontrará diversos fazendeiros locais, com muitas geléias (que adoro comprar e trazer para o Brasil), frutas, verduras, queijos, enfim, muita coisa diferente e gostosa, e que você pode provar nas barracas.


Outro mercado que vale bem a pena conhecer é o Chelsea Market. Caso você goste de lagostas, é um ótimo lugar, pois ali está o Lobster Place, que é especialista nesta iguaria e em frutos do mar em geral. Já adianto que o sistema é pague, pegue, procure uma das bancadas para sentar, e coma com as mãos, sem se importar com etiqueta nenhuma!!! No Chelsea Market também há restaurantes orientais, lanchonetes, e docerias. E está sempre lotado!!!


Comida de Rua em Nova York Estados Unidos
No Financial District, o distrito financeiro onde está a bolsa de valores, nos dias de semana diversos food trucks (lá chamados de food carts) ficam concentrados na Hanover Square (próximo à Wall Street), onde muitas pessoas que ali trabalham frequentam. Pude provar um prato com camarões que estava divino!!! Também havia uma grande variedade de pratos (principalmente asiáticos, mas também grega e mexicana), doces, enfim, tudo bem organizado e com mesinhas para sentar.


Em geral, você verá espalhado pela cidade muitos food trucks de hot dogs. Mas, sinceramente, eu não recomendo, pois alguns cobram caro e só servem o hot-dog típico americano, com o pão com a salsicha, e mais nada. Eu recomendaria ir em uma lanchonete, como a rede Feltman´s (80 St Marks Pl) ou no Gray´s Papaya (2090 Broadway), onde são servidos lanches mais elaborados.
Pôr-do-sol à beira do rio Hudson


Não deixe de curtir um pôr-do-sol à beira do Rio Hudson, seja do lado do Brooklyn, seja do lado de Manhattan. Esta foto eu tirei de um parque que fica próximo ao World Trade Center, o Battery Park, de onde partem as balsas para o Brookyln e para a Estátua da Liberdade.
Parques e Praças de Nova York Estados Unidos


Nova York é cheia de parques, alguns maiores, como o Central Park e outros menores, como o Washington Square Park, o Union Square Park, e o Bryant Park. O Central Park é o mais famoso deles, e fiz um post com um roteiro completo pelo parque (seguir este link).
O Washington Square Park, que fica no Greenwich Village possui um grande arco, o Arco de Washington, meio em estilo francês, bem imponente. Também há uma grande fonte, onde as pessoas costumam ir molhar os pés no verão. Enfim, um local bem animado e movimentado.


Já o Union Square Park, localizado entre as ruas 14th St e 17th é uma grande praça com muito verde e área para pedestres, e onde acontece a feira livre. Ao redor dele também há muitas lojas e restaurantes, que valem a pena a visita!!!
O Bryant Park, localizado entre a Quinta e a Sexta Avenida, é um charme!!! Ele fica em Midtown, e possui um grande gramado, onde nos dias ensolarados muitas pessoas deitam ou fazem um picnic. Ao redor dele há diversos prédios modernos, e também quiosques de café (com mesinhas) e a linda biblioteca municipal, a New York Public Libray. No inverno é montado um rinque de patinação de gelo no lugar do gramado, e aí, a diversão é certa.




Parques Mais Alternativos


Já se você gostar de um ambiente mais “hippie”, não deixe de conhecer o High Line Park. Ele foi construído sobre uma antiga linha férrea, e hoje possui diversas intervenções artísticas, pistas de caminhada, jardins suspensos, além de permitir uma vista do alto das ruas de Manhattan e do Rio Hudson. Ele atravessa 3 bairros: Meatpacking, Chelsea e Midtown West, e pode ser acessado por vários pontos durante o seu trajeto (por meio de escadas ou elevadores).




Recentemente, foi inaugurado o The Vessel, ao final da High Line. Ainda não pude conhecer, mas dizem que está sendo um sucesso. É uma construção de 45 metros de altura, em estilo futurista, composto por um labirinto de escadas e diversos mirantes. Infelizmente, devido a ocorrências de suicídios, a visita permanece suspensa e será retomada em janeiro de 2025. É possível comprar os ingressos online neste link.
Chinatown e Little Italy


Como a maioria das capitais mundiais, Nova York tem também sua Chinatown, com diversos restaurantes, não só chineses, mas asiáticos em geral. Eu sinceramente não curti muito comer lá, pois achei a comida muito apimentada (mesmo pedindo um prato com pouca pimenta) e também não me surpreendeu o paladar. É interessante para se fazer um passeio rápido, mas não é um local muito bonito de se conhecer, além de estar sempre lotado!!!
Já logo ao lado está o bairro de Little Italy, famoso por no passado ter sido ponto de encontro de mafiosos italianos, mas hoje em dia é muito seguro andar por ali. A Mulberry Street, a via principal da região, fecha aos finais de semana para que os pedestres possam caminhar. Para quem nunca foi à Itália, poderá sentir um clima europeu, com restaurantes com mesinhas na calçada e com muito charme. Enfim, recomendo almoçar ali ao invés de Chinatown.
Conhecendo a Times Square


A Times Square é, sem dúvida, o ponto mais famoso da cidade, e onde há a maior concentração de turistas por metro quadrado!!! Cercada de letreiros luminosos, que acabam sendo a principal atração do local, ali estão lojas de departamentos famosas, incluindo a M&M´s World (que os brasileiros adoram), além de diversas outras como a Disney Store, Macy´s e Bloomingldales. Caso queira parar e contemplar o movimento, há uma grande escadaria onde é possível sentar, ficar à vontade e tirar muitas fotos!!! E claro, se puder, não deixe de assistir um dos musicais da Broadway, que também fica ali.


Um Dia Pelo Brooklyn
Por fim, reservei um dia da viagem para passear no Brooklyn, onde fiquei hospedada. É possível chegar a pé ou de bike, atravessando a Brooklyn Bridge (cerca de 1,8km de comprimento). No caminho, você terá uma linda vista de Manhattan!!! Chegando no Brooklyn, temos diversas atrações. Há o Prospect Park, um grande parque semelhante ao Central Park, mas frequentado mais pelos locais; a área ao redor da Brooklyn Bridge, conhecida como D.U.M.B.O, um pontos turísticos mais famosos do Brooklyn; e a praia de Coney Island. Caso queiram ver mais detalhes do Brooklyn, fiz um post somente as suas atrações (clicar neste link).


Enfim, este foi um relato de minha viagem à Nova York Estados Unidos, com os passeios que achei mais interessantes, e que levariam cerca de 5 dias para visitá-los. Espero que tenham gostado e caso tenham sugestões para nossos leitores, deixem abaixo nos comentários!!! :p