paraibuna

Paraibuna – São Paulo: Guia completo do que fazer

Confira o que fazer na cidade de Paraibuna, no interior de São Paulo, também conhecida como: “chão caipira”, por manter o seu clima interiorano e preservar suas tradições. Darei dicas de onde almoçar e das atrações pitorescas que esta cidade oferece aos seus visitantes, incluindo um momento degustação das famosas “Bananinhas de Paraibuna” que renderam fama nacional à cidade!!!

Um pouco sobre Paraibuna

rio paraiba do sul
Vista do Rio Paraíba do Sul, que corta a cidade

Quando ia ao litoral norte sempre passava em frente à cidadezinha de Paraibuna, em São Paulo. Porém, fazia muito tempo que não a visitava. Ela é cortada pela Rodovia dos Tamoios, e fica a cerca de 1h30 de São Paulo. É famosa pela Represa de Paraibuna, que foi construída na década de 70. Mas sua história remonta ao século XVII, na região em que os Rios Paraibuna e Paraitinga se encontram e formam o Rio Paraíba do Sul. Ali foi formado um pequeno povoado, que inicialmente cultivava cana-de-açúcar, e posteriormente, café. Há, inclusive, no centro da cidade, muitos casarões dos antigos fazendeiros da região. Hoje, a cidade conta com cerca de 18 mil habitantes e a agropecuária e o turismo são as principais atividades econômicas da cidade.

Trilhas de Mountain Bike em Paraibuna

Aos finais de semana, há muitos ciclistas que param para almoçar na cidade enquanto fazem trilhas de mountain bike pela região. A mais famosa delas é a trilha para a cidade de Natividade da Serra. Esta trilha tem 46km e passa ao redor da represa de Paraibuna. Mas há várias outras trilhas menores, sendo que algumas passam por cachoeiras da região. Enfim, se você é ciclista e gosta de natureza, vale a pena conhecer a região.

Represa de Paraibuna

A represa de Paraibuna possui muitas atrações para quem gosta de aventura. É possível praticar esportes radicais, como por exemplo, wake board e esqui aquático, além de atividades mais tranquilas, como barco a vela e canoagem. É possível também praticar a pescaria, inclusive há alguns pesqueiros na região (criação de peixes).

Adquira seu eSim com 10% de desconto com o cupom VIAJANDOSEMTEDIO
Ad 14

Restaurantes em Paraibuna

Há muitos restaurantes espalhados pela cidade, sendo boa parte deles bem simples!!! Eles ficam mais próximos à praça central. Mas também há opções de restaurantes dentro do Mercado Municipal, que costumam ficar lotados aos finais-de-semana. Os pratos são mais no estilo “prato-feito”, incluindo pratos bem caipiras, como, por exemplo o “afogado” (uma variação da vaca atolada). As mesas ficam um pouco apertadas, no meio do mercado. Então não espere nada de sofisticação. Os preços são em conta, ao redor de 20 a 27 reais. Eu ainda não comi lá, mas como estava bem lotado, imagino que devem ser bons!!!!

Porém, caso você queira mais sofisticação, e goste de comida mineira, não deixe de conhecer a Fazenda da Comadre. Ela fica um pouco mais adiante de Paraibuna, e é preciso andar mais alguns km pela Rodovia dos Tamoios. Lá é possível escolher entre pratos à la carte ou um buffet à vontade (em torno de 98 reais por pessoa aos finais de semana). Inclui comida no forno à lenha e também doces caseiros. Para as crianças, é possível conhecer alguns animais da fazendinha. Também há um grande lago, muito bonito.

fazendo da comadre
Comida no forno à lenha

Para quem gosta de pastel, não deixe de provar o Pastel do Manezinho. Ele só abre aos finais-de-semana, e é diferente por ser de farinha de milho ao invés de farinha de trigo. Essa receita passou de geração pra geração e já virou uma tradição da cidade. Ele fica logo ao lado do Mercado Municipal. Mas há um boxe também no interior do Mercado Municipal.

Mercado Municipal de Paraibuna

Aberto diariamente das 07:30h às 18h e das 07h às 13h aos domingos.

mercado municipal de paraibuna
Vista do Mercado Municipal, em estilo colonial

O mercado municipal foi construído em 1887, em estilo colonial. É bem simples e possui diversas opções de frutas, verduras, carnes, queijos e também bebidas típicas, como por exemplo, a Cachaça de Parahybuna e o caldo-de-cana. Há também opções de artesanato e especiarias, como pimentas e temperos, tudo produzido na região.

Ao sair do Mercado, não deixe de conferir a Casa do Artesanato Chão Caipira, que fica na praça logo em frente.

casa de artesanato paraibuna
O espaço é bem grande e possui muitas opções de artesanato

Praça da Matriz e Eventos

Na Praça da Matriz é onde fica o coreto da cidade. A praça e o coreto são bem conservados, e alguns moradores ainda se sentam nos bancos para conversar ou observar o movimento. É ali que ocorrem todos os anos, no mês de agosto, a Festa do Folclore e o Festival Gastronômico do Cambuci. Este evento conta com música raiz, celebrando o folclore, a tradição local e também a gastronomia caipira. São montadas diversas barracas que vendem comidas típicas. Outro evento que movimenta a cidade é a festa do aniversário da cidade, comemorado no dia 08 de junho, quando ocorre a Feira de Turismo “José Benedicto Vilhena”. Geralmente, a festa se estende por cerca de 10 dias, com muitas apresentações musicais. Confira no site oficial da Prefeitura de Paraibuna os eventos atualizados.

praça da matriz paraibuna
Vista da Praça da Matriz com seu coreto

Seguindo por trás da praça você encontra um pequeno calçadão, com algumas lojas, restaurantes e sorveterias.

Igreja Matriz Santo Antônio

paroquia de paraibuna
Vista da Paróquia com um lindo ipê branco

Esta paróquia, que homenageia o patrono da cidade, foi inicialmente construída de “taipa de pilão”, uma mistura de terra, argila e areia compactadas, que pode ser até verificada em um dos prédios históricos ao lado da praça. Foi reformada em 1866 e possui pinturas de autoria de Álvaro Pereira, e que retratam a vida de Santo Antônio. Ela possui muita ornamentação em seu interior, com muitas pinturas, diversos arcos e um andar superior. Em sua fachada há diversos azulejos decorados com a fauna e flora locais.

Pensando em ir para o litoral??? Então não deixe de conferir este post sobre Caraguatatuba neste link.

Bananinha de Paraibuna

R. Joaquim Alves Oliveira, 156 – Vila de Fátima.

Bananinha Paraibuna
Interior da Loja de Fábrica da Bananinha de Paraibuna

Esta loja de fábrica das famosas “bananinhas de Paraibuna” é um passeio que vale muito a pena!!! A loja fica um pouco escondida, na entrada para a fábrica. Para acessá-la é preciso tocar um interfone e aguardar abrirem a porta. Lá um funcionário irá te explicar todos os tipos de bananinhas, que atualmente, se expandiram, e englobam bananinhas “sem açúcar”, “bananinhas veganas” e paçoquinhas. Eles oferecem vários produtos para degustação, e são muito atenciosos!!! Os preços realmente são mais baratos do que você encontra na cidade, então vale bem a pena fazer umas comprinhas!!!

Milhofolia – Pamonhada e Carnaval de Rua

Este evento, que ocorre na época do carnaval, é muito tradicional. Ele acontece no Ginásio Municipal “Monsenhor Benedito Mário Calazans”, na Av. Major João Elias de Calazans (atrás do Fórum) e é um evento beneficente, pois angaria fundos para o Lar Vicentino, um lar de idosos.

Enfim, estas foram minhas dicas do que fazer em Paraibuna. Espero que tenham gostado e até a próxima!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima