pisa itálila
|

Pisa Itália: muito mais que sua famosa Torre

A cidade de Pisa na Itália é famosa por sua torre inclinada. Porém, ela possui muito mais atrações!!! Por isso, irei mostrar todo o resto que a cidade tem a oferecer!!! Então confira neste post todas as atrações que você não poder perder em Pisa em 1 dia de passeio e descubra como foi minha experiência subindo a Torre.

Chegando de trem em Pisa

Quando você chega de trem, há duas opções de estações para você descer: A Stazione Pisa Centrale e a Pisa S. Rossore. E aqui já vai o pulo do gato: caso você queira ver somente a Torre de Pisa, desça na Pisa S. Rossore, pois ela fica bem ao lado da torre. Mas caso você queira caminhar pelos outros pontos turísticos da cidade e então chegar até a torre, desça na Pisa Centrale. Elas não ficam tão distantes uma da outra.

Para vocês terem uma idéia, a Pisa Centrale fica a menos de 2km da torre, e no caminho há vários calçadões, praças, e lojas, então eu recomendo descer nela e ir caminhando!!!

pisa centrale
A estação Pisa Centrale

Centro histórico de Pisa Itália

O centro histórico de Pisa é muito charmoso!!! Eu não esperava que pudesse ter tantas atrações, e por isso que recomendo que guarde o dia todo somente para visitar Pisa (e não combine com Lucca no mesmo dia, por exemplo!). Neste roteiro irei mostrar os principais passeios para se fazer descendo da estação Pisa Centrale.

1. Piazza Vittorio Emanuele II – Pisa Itália

pisa itálila
A Piazza Vittorio Emanuele II é bem movimentada

A cerca de um quarteirão após a estação de trem fica esta enorme praça. Ela possui em seu centro uma estátua de Vittorio Emanuelle II, que foi o responsável pela unificação da Itália em 1861. Na praça há também uma grande roda-gigante, e ali ocorrem diversos eventos no decorrer do ano. Quando em fui, em abril, estava tendo uma feira de com alimentos de diversas partes do mundo.

2. Grafite de Tuttomondo (Keith Haring)

Grafite de Tuttomondo (Keith Haring)
O enorme Grafite de Tuttomondo

Este grafite ocupa uma parede posterior da igreja de Sant’Antonio Abate, e é uma obra bem conhecida do artista americano Keith Haring. A obra Tuttomondo é de 1989 e simboliza a paz e a união com diversas figuras humanas coloridas interligadas entre si. Na frente há um café temático com o nome do artista e de onde é possível sentar e apreciar a obra. Esta foi uma de suas últimas e maiores obras antes de falecer, em 1990.

3. Corso Italia – Pisa Itália

pisa itália
O Corso Itália é o calçadão principal de Pisa

Siga então pela Corso Itália, um grande calçadão, com muitas lojas, restaurantes, cafés e também feira de artesanato. Nos diversos estandes há muito artesanato, com produtos feitos na região, como lenços de seda. Além disso, é ali que estão as lojas de grandes marcas, como por exemplo, Zara, Sephora, e Mango.

4. Logge dei Banchi

Logge dei Banchi
Feirantes no Logge dei Banchi

Esta é uma galeria coberta construída entre 1603 e 1605, quando havia ali um mercado de seda e de lã. O andar superior é mais recente, do século 18 e servia como Arquivo de Estado. Ela é uma linda obra arquitetônica, e hoje é ocupada, em alguns dias da semana, por diversos feirantes, que vendem produtos frescos produzidos localmente, como queijos, salames, chocolates, etc. No subsolo ficam banheiros públicos.

No lado externo há diversas floriculturas, com diversas flores dispostas pelo chão, tudo muito lindo!!!

floriculturas pisa italia
Estas floriculturas dão um charme especial à rua

Logo em frente está o lindo rio Arno. Aproveite para tirar umas fotos em sua ponte e observar seus lindos prédios, todos em cores pastéis!!!

pisa itália
O Rio Arno visto da Ponte di Mezzo

5. Piazza dei Cavalieri – Pisa Itália

Piazza dei Cavalieri
Vista da Piazza dei Cavalieri

Esta enorme praça engloba diversos prédios de interesse: a Igreja de Santo Estefano, o Palazzo della Carovana (atualmente é o prédio de uma faculdade) e o Palazzo dell’Orologio (um palácio medieval que hoje é uma biblioteca).

Igreja de Santo Estefano

Igreja de Santo Estefano
Fachada da Igreja de Santo Estefano

Esta igreja chama bastante a atenção pela sua fachada: toda em mármore de Carrara com um brasão da família Médici em seu topo. O prédio é originalmente do século XVII e era o local de troca de uniformes dos reis. O seu teto é todo de madeira e a igreja possui em seu interior diversas bandeiras de batalhas navais. Pena que no momento ela encontra-se fechada para visitação.

6. Igreja de São Sisto

Igreja de São Sisto
O interior da Igreja de São Sisto

Esta é uma igreja bem interessante, e que recomendo visitar. Isto porque ela é do ano de 1087!!! Ela é dedicada a São Sisto, o patrono de Pisa e é um importante exemplar do estilo arquitetônico local, o românico-pisano, sendo toda construída em pedra!!! Na parte externa, repare em seu arco superior, que é todo decorado com cerâmicas islâmicas coloridas. Curiosamente, ela possui um leme de um navio do século XIV em seu interior, que tem por objetivo relembrar a vitória na batalha durante a independência de Pisa. O altar é todo em mármore policromado, com muitas estátuas também de mármore.

Piazza dei Miracoli (Campo dos Milagres)

Esta praça, onde fica a Torre de Pisa, é, sem dúvida, um dos locais mais famosos da Itália!!! Além de centenas de pessoas que se contorcem, sobem em muretas, fazem poses estranhas para tirar a famosa foto com a Torre, há diversos prédios que são interligados arquitetonicamente entre si. A catedral, a torre, o batistério e o camposanto possuem o mesmo estilo: uma fusão do clássico, com o cristão, lombardo e motivos orientais.

Como funcionam os ingressos para a Torre de Pisa e das atrações adjacentes

A compra pode ser feita online com 90 dias de antecedência (o que recomendo muito, pois deixei para comprar uns dias antes e quase não havia horários!!!). Mesmo em baixa temporada, os horários para visitar a torre costumam se esgotar rapidamente, pois o número de pessoas que podem subir por hora é bem limitado!!! O chato disso é que você corre o risco de ter que subir em um dia nublado, chuvoso, etc. Mas o lado bom é que você precisa entrar na fila apenas 15 minutos antes do horário e a liberação para subir é bem pontual.

Há diversas regras para subir a torre, mas as mais importantes são essas (confira todas as regras no site oficial neste link):

  • Somente crianças acima de 8 anos podem subir;
  • Malas e bolsas grandes precisam ficar no guarda-volumes (guardar com antecedência para não perder o horário de entrada!!);
  • Passeio não recomendado a quem sofre de claustrofobia ou medo de altura, além de problemas de mobilidade ou cardiovasculares.
torre de pisa italia
Eu tirando aquela foto clássica

Compra de Ingressos – Torre Pisa Itália

Você pode comprar os ingressos online neste site. Mas o chato é que para quem quer subir a torre é preciso, obrigatoriamente, comprar um combo, que inclui a catedral. Caso queira visitar todas as atrações que irei mencionar posteriormente, é possível também comprar um combo. Mas para quem não quiser subir na torre, os combos são mais baratos. O único ingresso que tem horário é o da Torre de Pisa.

Torre de Pisa Itália

A torre de Pisa é com certeza, um passeio imperdível!!! A admiração já começa quando se observa o seu grau de inclinação: 5,5 graus!!! Ela começou sua construção em 1173 e após algumas pausas, teve sua conclusão em 1372. Neste meio tempo, o terreno que era muito argiloso, não suportou o peso da estrutura, e foram necessárias diversas correções.

vista da torre de pisa italia
Vista do Duomo lá do alto da Torre

Ela possui 58 metros de altura e para acessar seu topo é necessário subir 294 degraus. Os degraus são todos de mármore e dá até para visualizar os pontos mais “afundados”que foram marcando o piso no decorrer de tantos anos e tantos turistas. Vale lembrar que a escada é toda em espiral, e que é bem estreita, o que permite subir ou descer um grupo por vez!!! Por isso, os ingressos são limitados, e todos sobem juntos ou descem juntos. O período estipulado para subir e descer da torre é de cerca de 30 minutos.

No alto estão os sinos da igreja. São dois níveis que você poderá visitar, um mais abaixo e outro acima dos sinos. Em geral, eu não achei a subida tão cansativa, e senti somente um pouco de aflição devido ao vento, à inclinação do chão, e também por ser bem estreito lá em cima e ter só uma gradezinha!!! Mas se você tiver medo de altura, definitivamente não recomendo!!!

sinos da torre de pisa
Vista dos sinos da torre de pisa

Duomo de Pisa


O Duomo de Pisa é de 1092 e é um dos maiores exemplares do estilo românico-toscano. O estilo românico é famoso por incorporar elementos árabes, bizantinos, lombardos e clássicos, complementados por elementos toscanos. Em sua fachada estão dispostas diversas colunas, com diversas esculturas (que são réplicas das originais que se encontram no Museu dell’Opera del Duomo). A igreja é toda de mármore carrara, abundante na região.

Duomo de pisa italia
Vista da fachada do Duomo de Pisa

O seu interior é bem surpreendente, e possui sobre o altar uma cúpula com um grande mosaico de Cristo entre a Virgem e São João Evangelista, cujo rosto é de autoria de Cimabue, famoso pintor florentino. A igreja inteira possui pinturas de artistas da Toscana, incluindo 27 quadros que retratam o Antigo Testamento e que estão dispostos atrás do altar-mor.

interior duomo pisa
O interior do Duomo de Pisa é bem surpreendente

Planejando sua viagem para a Itália??? Então confira este post com dicas de transporte na Itália.

Batistério

Batisterio de Pisa
O Batistério de Pisa fica logo atrás do Duomo

A construção do batistério se iniciou em 1152 e terminou somente em 1363, sendo o maior batistério de toda a Itália. Ele é dedicado a São João e é um exemplar de arquitetura românica e gótica. Como o Duomo, também é todo de mármore de carrara. Sobre seu portal principal há diversas esculturas de figuras que retratam São João Batista, Maria, Jesus e os evangelistas. Tudo muito rico em detalhes!!! A visita em seu interior é bem breve, e não achei que valeu tanto a pena!!!

interior do batisterio de Pisa
O interior do Batisterio de Pisa

Camposanto

O Camposanto é um antigo cemitério monumental, que possui diversos sarcófagos. Ele leva este nome por ter sido trazida “terra santa” do Gólgota após uma das cruzadas, no século XII. Ele foi o último dos edifícios construído no complexo de Pisa, sendo concluído em 1464. É um edifício com diversos arcos, sendo que em sua área central está um grande jardim, onde ficam também alguns túmulos. Há três capelas, onde eventualmente ocorrem algumas missas. Há diversos afrescos em seu interior, sendo que alguns foram seriamente danificados após a Segunda Guerra Mundial. Ele é o local menos cheio de turistas em Pisa, e caso aprecie arte, vale a pena conhecer!!!

camposanto pisa
Vista da parte externa do Camposanto

Museu dell’Opera del Duomo

Este é um museu que abriu em 1986, e que concentra muitas esculturas que ficavam na praça de Pisa, na Catedral de Pisa, Batistério, e que foram guardadas no museu para melhor conservação. Há também muitos artefatos religiosos. A coleção do museu também possui obras dos artistas que participaram da construção das esculturas de Pisa, como Nicolas Pisano e Giovanni Pisano. E aqui vai uma dica: é possível acessar o café do museu mesmo sem ingresso, e ter uma linda vista da Torre de Pisa.

Enfim, estas são as minhas dicas de um passeio de um dia pela cidade de Pisa na Itália!!! Espero que tenham gostado, e que possam aproveitar todas as atrações!!!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *