A Represa em Avaré, também conhecida como Represa de Jurumirim, ficou famosa na década de 90 por aparecer na novela “O Amor Está no Ar”, e hoje é um ponto turístico famoso na região centro-sul de São Paulo. Ela possui uma boa infra-estrutura com hotéis e condomínios fechados, onde é possível curtir como se fosse uma “praia”, pois há locais que possuem até areia!!! Confira abaixo todos os detalhes e também um pouco sobre a cidade de Avaré.
Onde fica e como chegar na Represa em Avaré
A represa de Avaré fica no centro-sul do estado de São Paulo, a cerca de 280km de São Paulo. Para chegar nela, vindo de São Paulo, por exemplo, leva cerca de 3h30. É preciso percorrer a Estrada Marechal Castelo Branco e depois pegar outra estrada, chamada João Mellão. Esta estrada possui pista única, de ida e volta, então é preciso prestar atenção aos locais em que é proibido ultrapassagens. Ela tem fama de ter muitos acidentes, portanto dirija com atenção!!!
Um pouco sobre a Represa em Avaré (Jurumirim)
Jurumirim é uma palavra indígena que significa “boca pequena”. A represa de Avaré foi começou sua construção em 1956, e sua principal finalidade é a geração de energia hidrelétrica. Ela é abastecida pelo Rio Paranapanema, que é um rio com água limpa, sem poluição. O comprimento é de cerca e 100 km e o reservatório total equivale a 4 Baías de Guanabara!!! Nos trechos mais largos, de até 3 km, chega a ser difícil visualizar o outro lado da margem, e acaba parecendo um grande mar. A represa banha 10 municípios da região, mas os principais pontos turísticos ficam em Avaré e Itaí.
O que você precisa saber sobre a Represa em Avaré
A represa é agradável por reunir em um mesmo local a natureza do campo e a parte aquática. Então para quem busca tranquilidade e não quer ter que se deslocar até as praias do litoral de São Paulo, vale bem a pena!!!
A água é limpa, e a profundidade varia de acordo com a época do ano: nos meses mais chuvosos ela fica mais cheia, já no inverno, fica mais rasa. A água, próxima às margens, é bem quentinha no verão!!!
Tem um local apelidado de “prainha”onde há como se fosse areia. O acesso é aberto ao público, e para acessar é preciso entrar em uma estrada de terra, logo depois da ponte Carvalho Pinto (a ponte que liga uma borda à outra), do lado esquerdo da pista (para quem vem de SP) já na cidade de Itaí.
Atividades para se fazer na Represa de Avaré
Entre as principais atividades a se fazer na represa, estão os esportes náuticos, incluindo, por exemplo, passeio de lancha, jetski e wakeboard. Também é possível velejar. Outra atividade é a pescaria, que se pode fazer tanto através de barcos, como em piers, que estão em alguns pontos da represa. Os peixes que costumam ser pescados na represa são os seguintes: curimbatá, lambari, pacu caranha, piapara, piranha, tilápia, entre outros. Há até mesmo alguns criadouros na represa.
Para quem quer paz e sossego, é possível também acampar em algumas áreas da represa. Há diversas opcões de camping, incluindo o Camping Municipal de Avaré (Rod. João Melão (SP-255) km 277), que fica no Balneário Costa Azul.
Atenção: como em outras represas, é importante lembrar que o fundo pode conter pedaços de galhos e é bem barrento, como uma areia movediça. Procure ficar nas partes mais rasas, pois a profundidade pode aumentar bruscamente.
Balneário Costa Azul Avaré
Este é uma espécie de condomínio aberto, ainda na cidade de Avaré, onde você pode acessar vindo da estrada João Mellão km 276. Ali é possível curtir momentos à beira da represa de graça, e com tranquilidade. Há pista de cooper, ciclovias e também estacionamento público. Ali há muitas casas para alugar e também um espaço para camping que cobra uma taxa diária. Há infra-estrutura com mercados e padarias.
Onde se hospedar na Represa em Avaré
Booking.comComo a represa banha diversos municípios você encontrará uma diversidade de cidades para se hospedar. Caso prefira ficar hospedado na cidade de Avaré, a represa fica a cerca de 30 minutos de carro.
Há muitos condomínios de casas ao redor da represa, e que oferecem estadias através do Booking ou do Airbnb. Outra opção é se hospedar em um hotel, há vários na região.
Quando eu vou costumo me hospedar no AABB, porém, ele é aberto somente a funcionários ou ex-funcionários do Banco do Brasil. Mas caso queira passar o dia todo lá e usufruir do clube com piscina, restaurante, quiosques, pode-se pagar um valor para o uso diário.
Onde almoçar na Represa de Avaré
Há diversas opções de restaurantes ao redor da represa. Mas caso goste de peixes e frutos-do-mar, eu recomendo o Restaurante Toa-Toa (Rua Jurumirim, 01), que tem mesas à beira da represa e aceita pets. Já uma opção mais luxuosa é o Restaurante Clube Marina já nas margens do lado de Itaí.
Que tal conhecer outra cidade do interior de São Paulo??? Então confira este post sobre Parques em São José dos Campos.
Conhecendo a Cidade de Avaré
Por fim, não deixe de na ida ou na volta fazer um pitstop na cidade de Avaré, que é uma Estância Turística. Ela é uma cidade bem tranquila, possui aquela praça central típica, com uma fonte, um coreto e onde aos domingos ocorre uma feirinha de artesanato. Ali também é o ponto de encontro das famílias, que aos finais de semana vão nas sorveterias que ficam ao redor da praça. No centro há muitas ruas de comércio e um mercado municipal.
Não deixe de visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, que possui em seu interior colunas em mármores de diversas cores, ricamente ornamentada. Há também vitrais e pinturas com cenas bíblicas, de autoria de um pintor esloveno. Ela foi erguida no ponto de fundação da cidade, no lugar de uma antiga capela, sendo concluída em 1945.
Também não deixe de visitar o lindo Horto Florestal (R. Pernambuco, s/n), que possui além de um grande lago com quiosques, diversas trilhas em meio à mata.
Em Avaré também há a fábrica de doces de leite Gotas de Leite (Rua Jango Pires, 49). No local é possível comprar os produtos com preço de fábrica.
Enfim, estas foram as minhas dicas sobre a represa de Jurumirim, na região de Avaré, em São Paulo. Espero que tenham se interessado em conhecer!!! Até a próxima!!!