sevilha espanha

Sevilha Espanha – Roteiro detalhado em 3 dias

Sevilha na Espanha é um destino obrigatório para quem vai à região da Andalusia. Isso porque preserva muito da sua história, com arquitetura medieval, e tradições, como o flamenco. Há muito o que conhecer na cidade, e eu recomendo reservar pelo menos 3 dias de sua viagem para explorar esta linda cidade!!!

Quando visitar Sevilha Espanha???

Eu fui durante a primavera de 2022. Nesta época ocorrem 2 eventos famosos: as procissões da Semana Santa e a Feria de Sevilha. Eu fui durante a época das procissões, e acompanhei o último final de semana. A procissão ocorria todo dia ao final da tarde, mas no domingo de Páscoa foi também durante o dia. Nessa época o preço dos hotéis vai lá pra cima. Ou seja, se você quiser acompanhar esta atração importante terá que desembolsar um pouco mais. Além disso, durante as procissões, algumas ruas da região central são fechadas, o que acaba limitando o acesso a alguns pontos turísticos.

sevilha semana pascoa
Cadeiras organizadas para as procissões

Já a Feria de Sevilha ocorre sempre dois domingos após a Semana Santa. É montada uma grande feira no centro da cidade, com muita dança, gastronomia, e touradas. Recebe cerca de 500 mil visitantes, e por isso, os preços das hospedagem também vão às alturas!!!

Hospedagem em Sevilha Espanha

Nós ficamos hospedadas em um AirBnb no centro histórico de Sevilha Espanha. Como os hotéis estavam muito cheios por causa da Semana Santa, esta foi praticamente nossa única opção!!! Mas valeu bastante a pena, pois ficamos bem na região do centro histórico, a cerca de 10 minutos a pé da Catedral de Sevilha. Pudemos assistir as procissões da varanda do apartamento!!! Recomendo muito ficar nesta região, pois como o centro histórico possui a maior parte das ruas como calçadão, não é possível se descolar de carro. Então, vale a pena ficar ali e fazer tudo a pé.

Confira aqui as principais acomodações no centro histórico oferecidos pela Booking.com.

Observação: não recomendo ficar hospedado próximo ao terminal ferroviário, pois, mesmo que pareça ser perto do centro, a região é bem isolada.

Atrações de Sevilha Espanha

Montei um Roteiro de 3 dias por Sevilha Espanha com os passeios que achei mais interessantes (nada de tédio, por favor!!!).

  • 1º dia: Catedral de Sevilha e La Giralda – manhã / Centro Histórico – tarde
  • 2º dia: Rio Guadalquivir e Triana – manhã / Plaza España e Parque – tarde
  • 3º dia: Alcázar de Sevilha – manhã / Setas de Sevilha – tarde

1º Dia Roteiro Sevilha Espanha

Catedral de Sevilha Espanha

Tempo de visita: 1h 30.

Ingressos

Adultos: 11 € (idosos acima de 65 anos: 6 €).

Horários de visita: 2ªf a sáb – das 10:45 às 19:30 / Dom – das 14:30 às 19:30h. Os horários diferem dependendo da época do ano, então sempre consulte o site oficial neste link.

Há opção de comprar os ingressos online ou então na própria bilheteria. Para assistir as missas é possível entrar de graça, mas após o término não é possível visitar o restante da catedral, e é preciso sair. Todos os ingressos dão direito a visitar a Torre La Giralda. Uma dica é chegar uns 15 minutos antes do horário de abertura da bilheteria, pois depois, a fila cresce bem rápido!!!

Há 2 entradas diferentes para a Catedral: uma para quem comprou o ingresso online (acesso pela Puerta del Lagarto), e para quem irá comprar na bilheteria (Puerta del Principe).

Entrada grátis: todas as 5ªf as 14:45h, porém, é necessário reservar o ingresso online pelo site oficial.

Atenção: Todos os ingressos para a Catedral dão direito a conhecer a Iglesia Colegial del Divino Salvador (Plaza del Salvador).

Visitando a Catedral de Sevilha Espanha

sevilha espanha
Uma das entradas da Catedral, a Puerta del Principe

A Catedral de Santa María de la Sede, mais conhecida por Catedral de Sevilha, considerada Patrimônio Mundial da Unesco, é visita obrigatória!!! Isso porque, além de ser linda por dentro, é considerada a Maior Catedral Gótica do Mundo!!! No local onde ela está construída havia uma antiga mesquita, do séc XII. Mas, após a Reconquista, em 1248, o Rei Felipe III ordenou a construção da Catedral. O objetivo era demonstrar a grandeza da cidade, que na época era um importante entreposto comercial. A construção foi finalizada somente em 1506, mas podemos dizer que a grandiosidade está realmente ali, tanto em tamanho quanto em sua ornamentação!!

Estive lá no domingo de Páscoa e pude assistir uma das missas. Para assistir basta se apresentar em um dos portões e eles indicam onde você deverá se sentar. Havia espaço para todos que chegavam, pois a igreja é realmente imensa.

Ainda há resquícios da antiga mesquita, como o Pátio de los Naranjos, um pomar com diversas laranjeiras, e a Torre La Giralda, que antigamente foi um minarete muçulmano inspirado na arquitetura marroquina. Há 10 portais, se destacando a Puerta del Perdon, que era da antiga mesquita. Abaixo destaco o que você não pode deixar de conferir durante a visita.

Retábulo Maior

catedral de sevilha
O Altar todo decorado

Podemos destacar este que é um retábulo gótico, com cenas da vida de Jesus, todo dourado, de autoria de Pierre Dancart’s. Foi necessário quase um século para sua conclusão!!! Nesse período, diversos escultores se revezaram, até sua finalização em 1564. É composto por 200 figuras de santos, em uma obra realmente impressionante!!!

Mausoléu de Cristóvão Colombo

mausoleu cristovao colombo
O Mausoléu de Cristóvão Colombo

Na Catedral estão os supostos restos mortais de Cristóvão Colombo. Foi erguido um grande monumento em sua homenagem, e é um dos pontos mais visitados. Há 4 figuras alegóricas que carregam o seu túmulo, e que representam os 4 reinos da Espanha naquela época.

Pinacoteca

Há muitas e muitas obras espalhadas pela catedral, o que faz dela uma das pinacotecas mais importantes da Espanha. São cerca de 600 obras na Catedral, que vão do islâmico ao barroco e ao renascentista. Além disso, há 80 capelas, um batistério com uma grande pintura intitulada “A Visão de Santo Antônio”.

pinacoteca catedral sevilha
A Catedral inteira é decorada com pinturas

Subindo na Torre La Giralda

torre giralda sevilha espanha
A linda Torre Giralda vista à distância

A Torre La Giralda é uma das mais altas da Europa (104 metros), é mais alta até que o Big Ben!!! A experiência de subir a Torre La Giralda foi, no mínimo, curiosa!!! Para se chegar no alto é preciso subir 35 rampas!!! Isso mesmo, não são escadas!!! Isso porque o sultão fazia questão de poder subir até o minarete montado em um cavalo. Se por um lado parece ser mais fácil, diria que acaba cansando do mesmo jeito do que as escadas!!! E chega a dar até um pouco de tontura na hora de descer, de tanto rodar e rodar. Mas se precisar descansar, há um espaços de descanso de onde você pode parar e observar a cidade pelas pequenas janelas.

vista panoramica torre giralda
Vista panorâmica do alto da Torre La Giralda

Fomos nos primeiros horários da manhã, e como não havia muita gente, deu para tirar bastante foto lá do alto!! Além da vista panorâmica, há 24 sinos, e cada um deles tem um nome!!! Eles tocam de hora em hora e o barulho lá de cima é ensurrecedor!!! Então caso não goste de barulho alto, evite estar lá nas horas cheias.

sinos giralda
Os grandes sinos da Torre Giralda
Os 24 sinos tocando nas horas-cheias

Pátio de los Naranjos

Ao final do passeio, você passará por este charmoso pátio. Herança dos muçulmanos, este pátio possui diversas laranjeiras. Mas não se atreva a colhê-las!!! Pois, além de ser proibido, elas são laranjas bem amargas.

Centro Histórico de Sevilha

Também conhecido como Casco Antiguo, o centro histórico de Sevilha que fica ao redor da Catedral, é cheio de ruazinhas estreitas, tipicamente medieval. É formado essencialmente por calçadões, com muitos restaurantes, cafés, e lojas, desde departamentos, até as de souvenires. Reserve pelo menos uma tarde para andar por suas ruas. Aproveite para conhecer a Igreja del Divino Salvador. Recomendo bastante conhecê-la, pois há altares muito lindos, além de muito dourado. Ela era uma antiga mesquita e fica em uma pequena praça, a cerca de 500 metros da Catedral. Lá também estão expostos os andores que são utilizados durante a Semana da Paixão.

Igreja del Divino Salvador
Interior da Igreja del Divino Salvador

Também não deixe de conhecer a Plaza del Cabildo, uma praça semicircular um pouco escondida dos turistas (é preciso entrar por um corredor, vejam a foto abaixo).

Entrada escondida da Plaza del Cabildo

Localizada próximo à catedral, é uma praça muito charmosa. É cercada por colunas e arcos em mármore decorados por um pintor seviliano. No térreo estão localizados restaurantes, antiquários e a doceria El Torno, com bolos, biscoitos e doces produzidos pelas freiras do convento de Sevilha.

Plaza del Cabildo
A Plaza del Cabildo logo cedo (as lojas ainda não tinham aberto)

Aliás, caso goste de doces, não deixe também de provar os doces da Confitería La Campana. Ela é uma das mais tradicionais da cidade, fundada em 1885, e vende desde as tradicionais yemas sevilianas, até bolos e chocolates artesanais. E não é cara!!!

Por fim, caminhe pela Avenida de la Constitución, onde há um grande calçadão com diversos restaurantes e lojas. Ao final dele está a Puerta Jerez, uma praça com diversos bancos de madeira para os turistas sentarem e descansarem depois de um dia longo de passeios!!!

2º Dia Roteiro Sevilha Espanha

Rio Guadalquivir

Reserve metade do seu dia para caminhar ao longo das margens do rio Guadalquivir. Este rio, que desemboca no Atlântico, e que também cruza outras cidades famosas, como Córdoba, propiciou o desenvolvimento de um dos maiores portos da Espanha antiga.

Na margem do centro histórico, há o Muelle de la Sal, uma espécie de pier, com um grande calçadão, onde muitas pessoas praticam corrida, fazem picnic ou só se sentam à beira do rio para observar a paisagem. Mais adiante há o Paseo del Rio Guadalquivir, a continuação deste calçadão, que chega até a Torre del Oro. Esta torre, do século 13, foi construída na época da ocupação muçulmana. Inicialmente, serviu como torre de observação militar, e depois, como prisão. Por fim, hoje é um museu de história naval que pode ser visitado (13€, 2ªf gratuito). Dizem que ela leva este nome devido ao seu reflexo dourado no rio, devido em parte, pelos materiais usados em sua construção.

sevilha espanha
A Torre del Oro vista da ponte

Triana

Atravessando uma das pontes do Rio Guadalquivir, a Puente de Isabel II você chegará ao bairro de Triana. Do alto da ponte, é possível observar, do lado oposto ao centro histórico, o maior prédio da cidade, o Sevilha Tower, erguido em 2015. Ele é mais alto do que a Torre da Giralda, o que tornou sua construção muito polêmica.

sevilha espanha
O mais alto edifício da cidade

Triana é conhecido como um bairro boêmio, onde à noite há muitas apresentações de flamenco pelos bares e restaurantes.

Logo ao chegar em Triana, após a ponte, você encontra a Capilla Virgen del Carmen, uma capela da ordem das Carmelitas. Ela não é tão antiga, de 1928, mas o que chama atenção é a sua arquitetura. Ela é revestida de tijolos e suas cúpulas possuem cerâmica produzida em Triana. A capela é bem pequena, mas se estiver aberta, vale a pena visitá-la.

sevilha espanha
A linda Capilla Virgen del Carmen

Logo ao lado está o Mercado de Triana. Ali você encontra diversos estandes que vendem carnes, frutas, verduras, pães e há até algumas lojinhas de roupas. Os preços não são mais em conta do que no supermercado, mas vale a pena para comprar produtos diferentes e frescos.

mercado de triana
Interior do Mercado de Triana

Adiante está um calçadão com muitas lojas, a Calle San Jacinto. Há também, ao redor, lojas de artesãos locais, como, por exemplo, ceramistas. Ao final está a Capilla de la Estrella, sede da Irmamdade de Triana, que é famosa durante as procissões da Semana Santa. Lá estão expostos os andores utilizados nas procissões.

Calle Betis

calle betis
A Calle Betis está à direita e à esquerda, o calçadão Muelle de la Sal

Por fim, não deixe de voltar à beira do rio e caminhar pela Calle Betis. A rua surgiu na época romana, e Betis era o nome romano do rio Guadalquivir. Ali estão diversos sobrados coloridos, a maioria restaurantes ou bares. Suba em um dos seus terraços e tenha uma vista espetacular da cidade!!! Por outro lado, para quem curte a vida noturna, à noite há pubs e também espetáculos de flamenco. Esta rua também é famosa por ser mencionada em um dos livros de Cervantes e também na Ópera Carmen.

Plaza de España/Parque de María Luisa 

Esta praça, que é um dos cartões-postais da cidade, foi projetada por Aníbal González, especialmente para a Exposição Ibero-Americana de 1929!!! Ela é grandiosa, e é muito gostoso de se caminhar por debaixo dos seus arcos e no caminho ir tirando fotos. Ela é um misto de influências arquitetônicas: desde barroco, até renascentista, e neo-mudéjar.

sevilha espanha
A imperdível Plaza de España

No centro da praça está uma linda fonte, chamada Vicente Traver. Ao redor da praça em formato de meia-lua, estão dispostas “alcovas” com bancos, cada um representando uma província da Espanha. Ao final de cada banco há uma pequena “caixa” que serve como uma pequena “biblioteca pública”, com livros sobre cada província. Muitos livros ficam ali a disposição para doação.

praça de espanha
Eu em uma das alcovas, esta era de Zaragoza

Hoje os pavimentos do prédio abrigam museus e também departamentos do governo. Chegando no centro do prédio, é possível subir as escadarias que levam até o segundo andar, e de lá ter uma vista panorâmica da praça.

Há um rio artificial que rodeia toda a praça, com 4 pontes suspensas, que representam os 4 antigos reinos da Espanha. É possível alugar barquinhos a remo a um custo de 6€ por 30 minutos.

A praça fica dentro do Parque de María Luisa, com diversas fontes, pavilhões, muitas palmeiras e laranjeiras, enfim, muito verde!!! Aproveite para sentar em um dos seus bancos e apreciar a natureza!!! Além disso, há 2 museus que podem ser visitados: um de arqueologia e outro de artes.

Parque de María Luisa
Muito verde no Parque de María Luisa

3º Dia Roteiro Sevilha Espanha

Alcázar de Sevilha

Tempo de visita: 2h30.

Dica: não há muita sinalização de onde fica a bilheteria. Eu fui logo de cara na Porta do Leão, mas descobri que a bilheteria ficava do lado esquerdo, no Pátio de Banderas!!! Há uma pequena placa indicando a entrada. Você entra em uma pequena praça e a bilheteria está à direita. Depois de comprar os bilhetes é que você pode entrar pela Porta do Leão.

sevilha espanha
A Porta do Leão, entrada do Alcázar (a bilheteria fica do lado esquerdo)

Ingressos: 13,50 € (Recomendo comprar com antecedência caso não consiga chegar cedo – Site Oficial neste link).

Entrada gratuita: 2ªf, das 18 às 19h (de abril a setembro) e das 16 às 17h (de outubro a março). Recomendo reservar a entrada grátis antecipadamente online (1€).

As filas costumam se formar após o horário de abertura, após as 09:30. Eu fui neste horário e a bilheteria estava vazia, mas para entrar na Porta do Leão havia uma pequena fila, mas que andou rápido.

Para quem quiser visitar os andares superiores, é preciso comprar a Entrada Especial al Cuarto Real Alto. Eu não visitei, mas acho que só vale a pena caso você goste bastante de história, já que é uma visita guiada.

História do Palácio

Alcázar, quer dizer palácio, e este é um dos mais antigos do mundo!!! Suas origens remontam ao séc XI !!! Como por ali passaram diferentes culturas, você encontrará uma mescla de estilos. Tudo se iniciou durante os califados da era islâmica. Do antigo palácio islâmico, pouco restou, apenas suas muralhas. Isso porque após a ocupação cristã, a maior parte de sua antiga estrutura foi demolida e deu lugar ao novo palácio em estilo mudéjar. Foram necessários 500 anos para finalizar todas as construções!!! Ali passou de sede do governo para residência real.

O que visitar no Alcázar de Sevilha

sevilha espanha
O Pátio das Donzelas, local icônico

O Patio de las Doncellas (“Pátio das Donzelas”) é um dos lugares mais visitados. Consiste de uma piscina retangular cercada por jardins. Ao redor estão diversos quartos que eram reservados para os visitantes do palácio. Saindo deste pátio, você encontrará o Salon de Embajadores (“Salão dos Embaixadores”), onde ficava a sala do trono. As paredes são todas revestidas por mosaicos coloridos, com janelas em formato de arcos, tudo no estilo islâmico (mudejar). Mas não deixe de olhar para cima e observar o teto, com uma cúpula esférica com uma grande estrela, em motivos dourados.

Salão dos Embaixadores
O Salão dos Embaixadores, um espetáculo

Os jardins são também muito lindos. Há um café com mesas na área externa, muito agradável. Mas para pegar os pedidos você precisa ir até o balcão, e há bastante fila. Mas apesar da multidão, a fila andou rápido e conseguimos nosso pedido. Nos jardins há muitas árvores frutíferas, que antigamente serviam para abastecer o palácio mas também como decoração. Há também pequenos rios artificiais e lagos, que serviam de irrigação. Não deixe de subir até a Galeria de Grutesco, uma galeria suspensa de onde você terá belas vistas do palácio e dos jardins. O Jardim de Mercúrio, que conta com uma fonte que sai do teto do prédio ao lado, e uma escultura do deus mitológico Mercúrio, chama a atenção de todos.

sevilha espanha
O Jardim de Mercúrio visto do alto da Galeria Grutesco

Por fim, vale lembrar que o Alcázar serviu de cenário para o filme Game of Thrones. Podemos citar como cenários os Banhos de Dona María, o Jardim das Damas e o Salão dos Embaixadores.

alcazar sevilha
Os jardins do Alcázar vistos da Galeria Grutesco

Pensando em ir para a Espanha??? Então leia nossas dicas de Madrid neste post.

Setas de Sevilha Espanha

Por fim, temos esta atração que é o destaque moderno da cidade!!! Com sua arquitetura futurista, este projeto foi eleito a partir de um concurso com arquitetos do mundo todo. O ganhador foi o arquiteto alemão Jürgen Mayer. Construída toda em madeira vinda da Finlândia, foram necessários 6 anos para seu término, em 2011. O nome oficial é Metropol Parasol. Mas Setas, que quer dizer cogumelos, em espanhol, foi um apelido carinhoso dos sevilianos. Suas colunas lembram cogumelos, mas o design foi inspirado nos cofres da Catedral de Sevilha e nas árvores de ficus.

setas de sevilha
A vista da entrada onde fica a bilheteria

A visita às Setas

Ela está dividida em quatro andares. Há o subsolo, onde está o Antiquário, um museu com os resquícios romanos e muçulmanos que foram descobertos durantes as escavações (a entrada custa 2€, mas se tiver o ingresso do Alcázar, entra de graça). No subsolo também está a bilheteria para subir até as Setas.

Como comprar os bilhetes

Dica especial: para comprar os bilhetes você tem 2 opções: comprar pela bilheteria ou então nas máquinas de auto-atendimento que ficam logo em frente. Caso tenha cartão de crédito ou débito, você poderá ganhar muito tempo comprando nas maquininhas. É bem simples e fácil!!!

Outra opção é pela internet, mas sinceramente, quase não há fila no auto-atendimento, e deixando para comprar no dia, você pode verificar se as condições climáticas estão favoráveis.

A visita na parte inferior é gratuita. Já para subir nas “Setas” é preciso pagar um ingresso, que varia de acordo com o horário do dia. Ao final da tarde, a partir das 18h, costuma ter muita fila!!! Após as 20h no verão e as 19h no inverno é mais caro, visto que é quando ocorre o pôr-do-sol. Você pode até entrar antes, só que não tem onde sentar lá em cima, então muitos esperam o pôr-do-sol de pé, nos mirantes.

Como é subir nas Setas

Ao final do dia, as luzes de led coloridas são ligadas e iluminam todas as curvas das Setas. Também há música ambiente, no ritmo das luzes. A visita é feita pelos 2 andares superiores, mas que podem ser acessados por elevador. Há um restaurante no 2º andar.

sevilha espanha
Vista do por-do-sol lá do alto

A vista panorâmica que se tem da cidade é magnífica!!! É possível ver muitos dos principais pontos turísticos, como, por exemplo, a Catedral de Sevilha, a Plaza de Toros e o Rio Guadalquivir. O circuito de visitação não é muito longo, e termina em uma loja de souvenires. A visita em si é rápida, mas vale a pena ficar um tempo apreciando a paisagem.

mirante setas
Eu em um dos mirantes, com a catedral ao fundo

Enfim, estas foram minhas dicas de passeios para um roteiro de 3 dias em Sevilha Espanha. Espero que tenham curtido!!! Até a próxima!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima