12 Atrações para conhecer em Curitiba
Neste post conto como foi minha viagem à Curitiba no Paraná, com os principais passeios e dicas de hospedagem!!! A cidade possui atrações para todos os gostos, incluindo muitos parques, e se você quiser facilidade no transporte, pode utilizar a Linha Turismo, um ônibus de dois andares que te leva aos principais pontos turísticos de Curitiba. Então descubra os detalhes neste post.
Onde se hospedar em Curitiba
A recomendação da hospedagem depende muito se você estará com carro ou não. Eu, por exemplo, iria estar sem carro, e por isso preferi me hospedar na região central da cidade, pois assim poderia já conhecer o centro a pé. Mas caso você esteja com carro, vale a pena se hospedar nas regiões um pouco mais distantes do centro, como o bairro de Batel, pois terá menos trânsito e o “visual”também será mais bonito, além de ter mais opções de bares e restaurantes.
Eu me hospedei no hotel 4 estrelas, Roochelle Hotel by Nobile. Vale lembrar que existem dois Roochelle Hotel, que ficam na mesma avenida. Este é um daqueles hotéis para eventos executivos, e por isso, são bem básicos, possuem um quarto de tamanho enxuto, o banheiro era espaçoso, e o salão de café da manhã era grande e com muita variedade!!! Não espere nenhum luxo. O prédio é um pouco antigo, mas me atendeu em tudo que precisei. A localização também era boa, a cerca de 2 quarteirões do calçadão da Rua XV de Novembro.
Como funciona o Ônibus Linha Turismo de Curitiba
Site Oficial neste link.

Este é o ônibus de turismo da cidade. Ele passa por diversos pontos turísticos de Curitiba. O cartão custa 50 reais e permite que você suba e desça do ônibus quantas vezes quiser, por 24h. Podem ser comprados diretamente no interior ônibus.
O horário de operação desta linha é das 8h30 às 17h00, com paradas nos pontos a cada 30 minutos (em férias e feriados eles passam a cada 15 minutos).
Eu achei os ônibus bem úteis para quem tem pouco tempo para conhecer a cidade, pois os pontos turísticos ficam em pontos distintos da cidade.
O ônibus tem 2 andares, sendo o superior aberto dos lados (alguns tem teto, outros não). Porém, aqui fica a dica: se estiver frio ou ventando, é quase impossível sentar-se lá em cima!!!
Atenção: se você quiser parar em todos os 22 pontos turísticos provavelmente um dia de passeio não será suficiente.
Além disso, nem todos os pontos são interessantes, então abaixo eu elenco os passeios que mais valem a pena!!!
Principais Pontos Turísticos de Curitiba
- Jardim Botânico de Curitiba
- Ópera de Arame
- Parque Tanguá
- Centro de Curitiba
- Bosque Alemão
- Memorial Ucraniano
- Bairro Santa Felicidade
- Museu Oscar Niemeyer
- Feirinha do Largo da Ordem
- Mercado Municipal de Curitiba
- Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe
- Rua 24 Horas
1. Jardim Botânico de Curitiba
O Jardim Botânico de Curitiba conhecido também como Jardim Botânico Francisca Rischbieter, é um enorme parque e com certeza o ponto turístico mais fotografado de Curitiba. Ele foi inaugurado em 1991 e homenageia a urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, importante figura do urbanismo da cidade. Logo ao entrar no parque, encontramos diversos jardins floridos, muitos bem cuidados, além de muitas esculturas e fontes.

Mas o que chama mais atenção é a enorme estrutura de vidro: inspirada no Palácio de Cristal de Londres, a estufa possui estilo art nouveau e mantém em seu interior diversas espécies da Mata Atlântica.
Ao redor da estufa está o Jardim das Sensações, em estilo francês, com diversas plantas que estimulam nossos 5 sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar).

Ao fundo da estufa está um café/restaurante do Senac e também um espaço de exposições, todo cercado de vidro, e de onde você pode ter lindas vistas da estufa, como esta:

Há também o Museu Botânico, composto por uma biblioteca, um auditório e uma sala de exposições. Além disso, o museu possui o maior herbário do país, com cerca de 400 mil espécimes.
Pensando em viajar para o sul do Brasil??? Então confira este meu post sobre Florianópolis.
2. Ópera de Arame
Horários: de terça à domingo, das 10h às 18h.
Ingressos à venda no local.

Projeto do arquiteto Domingos Bongestabs, a Ópera de Arame, que na verdade é um teatro, chama a atenção por sua estrutura: toda de aço e vidro. Ao seu redor está um grande lago. Para chegar até o interior do prédio, é preciso atravessar um longa ponte de aço. Inaugurada em 1992, a Ópera foi montada em apenas 75 dias, no local de uma antiga pedreira. Ela possui um auditório com capacidade para 2,1 mil pessoas e os próximos eventos podem ser consultados no site oficial. Há também um restaurante, o Restaurante Ópera Arte, que fica em um deck, na parte de baixo do auditório, onde uma banda costuma tocar no meio do lago. Para acessar o restaurante durante o almoço é preciso comprar o ingresso, porém, durante a noite, não. Há também uma loja de souvenires na área externa à bilheteria (entrada gratuita).
3. Parque Tanguá

Sua inauguração se deu em 1996, no local de uma antiga pedreira, fazendo parte de um processo de preservação ambiental da bacia norte do Rio Barigui. Ele é um dos parques mais completos da cidade, possuindo 235.000 m2, com diversos jardins, lagos, lanchonete, pistas de corrida, ciclovia, além de um mirante. Com cerca de 65 metros de altura, este mirante, todo colorido, possui duas torres laterais, que se assemelham a um pequeno castelo. É possível subir pelas escadas que ficam nessas torres e ter uma vista panorâmica bem bonita da parte de baixo do parque e também dos jardins.

Descendo para a parte de baixo do parque há o enorme paredão da antiga pedreira, por onde desce uma cascata, e um lago com deck. Há também um túnel construído por dentro das rochas que conecta diversas partes do parque.
4. Centro de Curitiba
4.1. Rua XV de Novembro (Rua das Flores)

Este, que é o calçadão da cidade, é um centro de compras muito movimentado!!! Ali se misturam turistas e moradores, que além de compras, também vão para tomar um café em uma de suas docerias ou cafeterias. Ele se estende por cerca de 5 quarteirões, e é ali que está o famoso Palácio Avenida, onde ocorre, anualmente, o coral de natal. Ao final da rua está uma grande praça, a Praça Osório, com muito verde, e onde ocorrem algumas feirinhas durante o ano.

Caso goste de doces, não deixe de conhecer a Confeitaria das Famílias, que vende o famoso bolo Marta Rocha. Ele leva o nome da primeira Miss Brasil e a receita, criada em 1954, tem 2 versões, uma com damasco e outra com ameixa, além de ser recheada com nozes e cobetura de suspiro. Eu provei o de damasco e estava bem gostoso, porém, ele é bem doce e a fatia é enorme!!!

4.2. Palácio da Liberdade – Cafeteria SENAC
Este é um café que você precisa conhecer!!! Mesmo que não vá se sentar em uma de suas mesas, adentre este lindo palácio histórico, no estilo art nouveau, e se sinta como se tivesse voltado no tempo!!! Ele foi construído em 1916 e era a antiga sede da Prefeitura. Ali há sempre fila para conseguir uma mesa (atenção, pois a fila fica na parte de dentro), e são servidos cafés especiais preparados pelos baristas-alunos do Senac, além de tortas, salgados, tudo com um bom preço!!!

4.3. Praça Santos Andrade/Universidade Federal do Paraná

Ali fica o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná. Em estilo neoclássico, com grandes colunas e uma enorme cúpula, é um dos cartões-postais da cidade, e vale a pena conhecê-lo. Logo em frente fica uma grande praça composta por um grande chafariz e diversos jardins. Ao final da praça está o Teatro Guaíra, onde ocorrem diversos eventos culturais. Mas não deixe de observar sua fachada, com o mural do artista curitibano Poty Lazzarotto: “Teatro do Mundo”.

5. Bosque Alemão
Este é um parque que fica em uma área mais residencial. Ele fica em uma antiga chácara da família Schaffer, e é uma ótima atração para as crianças. Isso porque ele possui em suas trilhas vários pontos de parada que contam a história de João e Maria, além de uma biblioteca infantil no centro do parque (aos finais de semana ocorre contação de história).

Logo na entrada do parque há uma réplica de uma fachada de uma construção alemã, a Casa Mila, que ficava no centro da cidade, além de um lindo jardim de flores, que rende lindas fotos!!! Mas caso você tenha pique, suba a Torre dos Filósofos, que fica na outra extremidade do parque, e de onde você pode ter uma vista panorâmica de Curitiba. A entrada é gratuita.

Há também uma réplica de uma antiga igreja presbiteriana que existiu na cidade, chamada Oratório de Bach, toda em madeira.
6. Memorial Ucraniano
Rua Dr. Mba de Ferrante, s/nº, Parque Tingui.
Horário de funcionamento: 10h às 12h e das 13h às 18h (de segunda a segunda).

O Memorial Ucraniano com certeza é um dos locais que você deve conhecer!!! Isso porque logo na entrada há um portal e um grande jardim de flores, e a construção do prédio em si é bem bonita, sendo uma réplica de uma capela ucraniana. O Memorial fica no interior do Parque Tingui, e a entrada é gratuita. Em seu interior você encontrará um exposição de arte ucraniana, composta por pêssankas (ovos pintados à mão), bordados e ícones. Ao lado deste prédio está uma loja de souvenires e um campanário, que simboliza a integração da cultura ucraniana com a brasileira.

7. Bairro Santa Felicidade
O Bairro de Santa Felicidade é o bairro “italiano”de Curitiba!!! Ali estão descendentes italianos principalmente da região do Trento e do Vêneto. Há uma avenida principal, a Avenida Manoel Ribas, onde estão os principais restaurantes, lojas, uma igreja e uma vinícola.
Sobre restaurantes, ali está o maior restaurante da América Latina: o Restaurante Madalosso, que é composto por dois prédios, sendo um deles chamado de Velho Madalosso. Ele oferece esquema de rodízio com variedades de massas, além de porções de polenta, frango à passarinho e fígado. O preço é de cerca de 100 reais por pessoa e há bastante fila de espera para entrar. Porém, como o restaurante é muito grande e o esquema é de rodízio, as comidas acabam não chegando quentinhas à mesa, o que acaba prejudicando a experiência. Mas caso você queira experimentar diversas massas, este é o local.

Agora se você procura por um experiência mais reservada, eu recomendo o Restaurante Famiglia Fadanelli. Eles servem pratos a-la-carte, mas com massas caseiras, e também cordeiro. As porções são bem generosas, e os preços não são altos!!!
8. Museu Oscar Niemeyer
Horários: Terça a domingo das 10h às 18h.
Site oficial neste link.

Este museu chama a atenção por ter o formato de um “olho”, sendo também conhecido como o “Museu do Olho”. Ele parece pequeno por fora, mas é o maior museu de arte da América Latina, com cerca de 14 mil obras, que incluem, além de peças brasileiras, peças da Ásia e África. Ali estão obras dos artistas consagrados, como por exemplo, Tarsila do Amaral e Cândido Portinari. As exposições mudam no decorrer do ano, então é sempre bom conferir no site oficial. Há também muitos eventos que ocorrem no local. Mas caso você queira conhecer apenas a área externa, o acesso é gratuito e há também um café e uma lojinha.
9. Feirinha do Largo da Ordem

Esta feirinha ocorre todo domingo, das 9h às 14h, no centro da cidade, ocupando o espaço da Praça Garibaldi da Rua São Francisco até a Rua Martin Afonso. Ali você encontra uma grande variedade de produtos de artesanato, geléias, chocolates, produtos de couro, pinturas, além de uma área com barracas que vendem sanduíches e pastéis. Espere gastar pelo menos 2 horas para percorrer toda a feira, pois ela é enorme (são 800 barracas!). Ali também fica o Museu Casa Romário Martins, em uma pequena casa em estilo colonial, onde ocorrem exposições temporárias de artistas locais e também uma exposição permanente sobre a história de Curitiba.
10. Mercado Municipal de Curitiba

O Mercado Municipal de Curitiba é um passeio obrigatório para quem gosta de gastronomia e também de comprar produtos saudáveis!!! Isso porque há uma grande variedade de frutas, verduras, e também condimentos, da região e também de outros estados, como Goiânia e Minas Gerais. O mercado me surpreendeu por sua limpeza e organização. Os preços são um pouco salgados, mas vale pela qualidade. No andar inferior também há cafeterias. No andar superior há duas grandes praças de alimentação, além de alguns restaurantes nos corredores.
Ali você vai pode provar o prato mais famoso do litoral do Paraná, o “barreado”, um prato com carne de panela desfiada temperada com cominho, acompanhada de farinha de mandioca e banana-da-terra. Há restaurantes que servem o prato a-la-carte e outros que servem por kilo. Mas se você quiser provar pinhão de uma forma inusitada, pode provar o pastel de pinhão da Pastelaria Curitiba.

11. Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe
Esta igreja, elevada a santuário, é dedicada à Nossa Senhora de Guadalupe, que foi escolhida durante as comemorações do aniversário de 100 anos da emancipação do estado do Paraná, em 1954. O Santuário é visitado por fiéis de todo o país, sendo as missas presididas pelo Padre Reginaldo Manzotti, que também é cantor. O interior da igreja é muito bonito, pois possui muitos mosaicos no altar e nas laterais da igreja, além de vitrais muito coloridos. A imagem de Nossa Senhora está sempre repleto de flores, sendo um importante local de fé devoção.

12. Rua 24 Horas

Este é um passeio que deixei por último por não ser tão interessante assim. Ele é bem “instagramável”, pois consiste de uma galeria com arcos envidraçados com algumas lojas, restaurantes e cafeterias. Porém, achei que haviam muitas poucas lojas, e nenhuma muito interessante (além disso não abre mais 24 horas!). Vale mais a pena conhecer se você for se hospedar perto ou apreciar arquitetura (o arquiteto é o mesmo que projetou a estufa do Jardim Botânico).
Enfim, estas foram as minhas dicas de 12 passeios para se fazer em Curitiba no Paraná!!! Esperto que tenham gostado e até a próxima.







