eze na frança

Eze na França: Dicas de Passeios e Como Chegar

Eze é um vilarejo medieval na França que fica no topo de uma montanha e é famoso por possuir fábricas de perfumes. A cidade fica bem próxima à Nice e Mônaco, e acaba sendo um boa opção para quem está passeando pela região. Neste post irei contar como chegar, pois o acesso não é tão simples como parece, e também o que esperar do passeio.

Onde fica Eze na França

A cidade de Eze fica entre Jean Cap Ferrat e Monaco, à beira do Mar Mediterrâneo. A cidade é dividida em duas partes: uma mais litorânea (Eze- sur-mer), e outra em cima de uma colina (Eze-Village). A parte litorânea possui apenas praia e é na colina onde estão as principais atrações.

eze na frança
Vista do alto do vilarejo

Por Quê Conhecer Eze na França???

A cidade é famosa por possuir duas fábricas de perfumes: Fragonard e Galimard. Então, caso você se interesse por perfumes, não deve deixar de conhecê-la!!! Além disso, a cidade é um vilarejo medieval, do século XII, que foi construída toda sobre uma colina, em um local de um antigo castelo. Você caminhará por ruas de pedras, bem estreitas, em meio a lojas e casas, todas medievais, e poderá ter uma vista panorâmica do mar a partir do Jardin Exotique. Reserve pelo menos metade de um dia para conhecer a cidade com calma.

eze na frança
Passeando pelas suas ruelas

Como Chegar em Eze a partir de Nice

Aqui vai a parte mais importante que você deve saber, principalmente se for até lá de ônibus ou de trem!!! Isso porque a cidade não possui linhas de ônibus suficientes suprir a demanda dos turistas. Pelo menos foi o que percebi quando fui no mês de março/24 (baixa temporada).

Indo a Eze saindo de Nice

Na ida, eu saí de Nice, do centro da cidade, no ponto Vauban, linha 82, sentido Eze Village (cuidado para não confundir com o Eze – este fica no litoral). A passagem custa € 1,70. Ali era a 1a parada do ônibus, e ele já ficou cheio logo de cara, com muitas pessoas de pé. A viagem levou cerca de 30 minutos, com diversas paradas no caminho. Você descerá no ponto Eze Village, que já fica em em frente à Perfumaria Fragonard e também ao acesso do centro histórico.

Caso você chegue a Eze de trem, será preciso subir até o centro histórico de ônibus (linha 83 – Plateau de la Justice), pois a estação fica bem longe, e se for a pé, a trilha leva várias horas para subir até a colina.

Voltando de Eze para Nice

Porém, para voltar é preciso ter atenção!!! Os ônibus que vão para Nice são bem poucos, cerca de 1 a cada 2 horas, e a quantidade de turistas é bem maior. Por isso, à tarde costuma haver longas filas nos pontos de ônibus e quando o ônibus chega, era uma disputa para entrar dentro!!! E todo mundo ia espremido.

O trajeto que desce até a estação de trem é uma aventura sem igual, pois é preciso descer por uma serra mega-sinuosa!!! Mas o motorista é bem cuidadoso e vai bem devagar.

Outra opção é descer a colina por uma trilha a pé, porém, apesar do Google Maps falar que leva apenas 1 hora, vi vários depoimentos de pessoas falando que levam mais tempo, e que a trilha é bem difícil e cansativa.

Como é a visita às fábricas de perfumes em Eze na França

Eu fiz a visita à fábrica da Fragonard. Mas também é possível visitar a fábrica do Galimard, que fica do outro lado da rua. Ambas as visitações são bem similares.

As visitas às fábricas da Fragonard e Galimard não precisam de agendamento (exceto se grupos grandes ou se precisar que seja em uma língua específica) e são gratuitas.

Como é a visita guiada pela Fragonard Èze

fragonard perfumes eze
A fachada da loja da Fragonard que fica perto da fábrica

A entrada da fábrica fica do lado de trás da loja e é preciso descer uma escadaria. Chegando na recepção basta se identificar e solicitar a língua em que gostaria de fazer a visita guiada. Há opções de guia em francês, inglês e alemão. A fábrica da Fragonard foi fundada em 1926, e é uma das mais importantes da região de Grasse, que é onde está localizada. A visita guiada dura em torno de 30 minutos. No início você é convidado a desvendar alguns odores e treinar o seu olfato. Depois, eles explicam um pouco sobre as matérias-primas, que não são apenas dali, mas de diversos lugares do mundo, incluindo do Brasil!! Depois eles te levam para conhecer a fábrica propriamente dita, em que você pode ver os trabalhos por trás de vidros. A fábrica é bem pequena, e havia cerca de 5 funcionários no dia em que fui.

fragonard
Uma das prateleiras do museu da Fragonard

Ao final você chega na loja da fábrica, onde é dada mais uma explicação sobre os produtos, e você pode prová-los. É possível também preencher um formulário e receber amostras grátis via correio. Enfim, achei a visita bem sucinta, mas deu para aprender um pouco mais sobre a fabricação de perfumes. Lembrando que esta marca é bem cara, e possui lojas também em Paris, ou seja, é o puro luxo!!!

fragonard loja
Interior da loja de fábrica da Fragonard

Conhecendo o Centro Histórico de Eze na França

eze na frança
O vilarejo é repleto de casas medievais

Para se chegar ao centro histórico de Èze é bem fácil, basta seguir por uma ladeira que começa logo depois do ponto de ônibus que você irá descer, chamada Avenida do Jardin Exotique (há placas sinalizando). No caminho você encontrará banheiros públicos, a oficina de turismo, e também alguns restaurantes e uma lanchonete/sorveteria.

A primeira atração é a Igreja Notre-Dame-de-l’Assomption (Nossa Senhora da Assunção). Ela é toda pintada em amarelo e chama bastante a atenção. Construída no século XVII ela tem estilo neoclássico e foi obra do arquiteto italiano Antoine Spinelli. Ela possui uma grande torre sineira. Vale a pena visitá-la, pois sua fachada simples contrasta com o seu interior, com arte barroca, com uma decoração com muitos ornamentos dourados.

notre dame eze
A Igreja de Notre Dame de Eze com sua coloração ocre

Mais adiante você chegará no Jardin Exotique (site oficial neste link). A entrada é paga (8 euros), e ali você poderá subir no topo da colina e ter uma vista panorâmica do litoral de Eze, uma cena bem de filme, mesmo!!! O jardim ficou famoso por ter sido frequentado por Frédéric Nietzsche. Pena que quando eu fui ele já estava fechando. De novembro a março ele fecha bem cedo, às 16h30, então é preciso se programar bem. Ele abre todos os dias. O jardim em si não é nada espetacular, mas o que vale é a visual lá do alto.

jardin exotique
A rua do Jardin Exotique

Indo para a França??? Então confira este post com um roteiro completo por Paris.

Deixe-se perder por suas ruelas…

Continue o passeio andando sem rumo pelas ruazinhas do vilarejo. Há muitas lojas de souvenires, restaurantes, ateliers de arte, e até mesmo alguns hotéis (bem no precipício). Vale a pena se hospedar ali se puder. Imagino que andar por ali à noite deva ser uma experiência bem interessante, pois a iluminação é feita apenas com as lanternas das casas.

No caminho é possível ter algumas vistas panorâmicas por cima dos muros, como esta aqui, com o mar ao fundo:

eze na frança
Vista panorâmica através de uma das muralhas da cidade

Caso você queira ter uma experiência gourmet, há o restaurante 2 estrelas Michelin chamado La Chèvre d’Or Gourmet Restaurant, que fica em um hotel 5 estrelas com vista para o mar.

Bom, estas foram as minhas dicas de como chegar em Eze na França e o que conhecer em 1 dia de passeio pela cidade. Espero que tenham ficado curiosos para conhecer este vilarejo, que com certeza será uma experiência única!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima