livros-paris

Livros para se ler sobre Paris antes da viagem

Livros e Paris

Irei listar e comentar os livros que acredito que valem a pena serem lidos antes da sua 1ª viagem a Paris ou simplesmente para aqueles que querem conhecer Paris mais a fundo.

Paris sempre foi o meu destino de viagem preferido. Até o momento, não conheci outra cidade em que se pudesse encontrar tanta coisa junta: dezenas de museus (dos mais variados), paisagens deslumbrantes, arquitetura, jardins, além da culinária deliciosa. Por isso, como sempre me interessei pela cidade, aos poucos fui comprando alguns livros Paris para tentar entender a “alma” de Paris e também um pouco da sua rica história e da sua cultura.

1) Próxima estação, Paris: Uma viagem histórica pelas estações do metrô parisiense

Autor: Lorant Deutsch

Este livro do escritor francês Lorant Deutsch é muito interessante e didático, pois é dividido pelas estações de metrô de Paris. A cada estação um fato histórico ou curiosidade é contada, com fatos muito peculiares de cada local. Com isso, quando você for a Paris, poderá procurar ver os bairros parisienses com outros olhos, procurar os locais que o livro menciona e lembrar dos fatos narrados, o que torna a viagem bem mais interessante. Eu recomendo ir anotando em um papel as partes do livro que achou interessante e que gostaria de conhecer, para então juntar ao seu roteiro de viagem!!!

2) Guia dos Monumentos Misteriosos de Paris

Autor: Jean-Francois Blandel

Este livro é um dos meus preferidos sobre Paris!!! Possui a história de cada monumento de Paris, divididos por bairros (chamados arrondissements). Conta, por exemplo, a história da construção da Saint-Chapelle, mesclando fatos históricos com lendas misteriosas. Alguns locais que poderiam passar despercebidos na cidade, como a “Tour Saint-Jacques”, acabam sendo explicados a fundo. Percebemos então o quanto está por trás de uma simples “torre” em uma praça. Por isso, acaba sendo uma leitura imperdível para aqueles que gostam de histórias curiosas.

3) Os Miseráveis

Autor: Victor Hugo

Este livro clássico, de 1862, mistura realidade e ficção em uma envolvente história de um homem chamado Jean Valjean. Jean rouba um pão para alimentar a família, entretanto, é flagrado e condenado a 19 anos de prisão. O enredo se passa durante a Revolução Francesa de 1832 e mostra como era a sociedade na época. O livro, como diz o título, dá ênfase principalmente às histórias dos mais necessitados (mostra a fome por qual passava boa parte da população). Além de narrar a história em meio ao massacre popular ocorrido na Revolução. Também cita alguns locais da cidade que existem até hoje, o que traz realidade à ficção.

Pensando em viajar sozinha(o)?? Então veja dicas neste post.

4) 100 Dias em Paris

Autora: Tania Carvalho

Este livro foi escrito por uma blogueira: o que começou como um blog se tornou um livro. É uma narrativa muito bem humorada dos 100 dias que ela passou sozinha na cidade, quando foi comemorar o aniversário dos seus 60 anos. Uma história muito descontraída e leve que narra o que ela vivenciou durante um período em que tentou se integrar na vida parisiense. O livro contém passagens cômicas, algumas que todos nós passamos em uma viagem. Como, por exemplo, se perder, fazer um passeio que parecia ótimo mas se tornou uma “enrascada”, pedir uma comida estranha, etc. Além disso, também serve como um guia de Paris para aqueles que irão visitá-la, com dicas de restaurantes e passeios, e também do que levar na mala e outras dicas bem práticas.

Que tal ler algumas dicas do que levar em uma viagem internacional?? Veja neste post.

5) Paris Sobre Trilhos – Viajando de Trem Pela História da França

Autora: Ina Caro

Escrito por uma historiadora, este livro é interessante por revelar 700 anos de história de Paris, em um itinerário feito de trem pela França. Ele segue uma ordem cronológica, desde os castelos medievais até os palácios renascentistas. O livro acaba servindo de um guia turístico detalhado, na medida que conta toda a história da realeza que viveu nestes palácios. E todos estes passeios podem ser feitos em um bate-e-volta de Paris. Ou seja, são 25 destinos, muitos desconhecidos por quem vai até Paris, mas que são um ótimo passeio.

Enfim, esses são alguns dos livros que por enquanto li sobre Paris e que recomendo a todos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima